Qual o primeiro passo para abrir uma Empresa?
As Empresas surgem no mercado com a intenção de crescer e atender as expectativas dos consumidores e com isso ter visibilidade dentro da sociedade, Muitas vezes esse desejo se torna frustração pois falta um detalhe muito importante a ser executado, e que detalhe é esse?
Vou responder agora mesmo, o detalhe mais importante que não poderá jamais passar despercebido para você iniciar o seu negócio de sucesso e que por muitas vezes não tem a devida atenção do Empreendedor é simplesmente o Planejamento Estratégico Vinculado a um sistema Financeiro sólido e de qualidade, com rapidez e transparência e assim facilitar o dia a dia dos seus funcionários automatizando tecnologicamente seu modo de trabalho, afim de usar este instrumento a favor da sua empresa e do seu negócio. Então é neste momento que surgem muitas dúvidas para quem vai Empreender pela primeira vez ou quem já tem um bom tempo no mercado mas não vê crescimento e lucros dentro da área que a sua empresa funciona. Neste artigo vamos diminuir as dúvidas e algumas angustias e dores que você está sentindo neste momento.
Quais as principais áreas para que uma Empresa tenha um bom desempenho no mercado?
Existem muitas áreas ou setores dentro de uma empresa e todas são importantes, porém, o primeiro passo para o sucesso do seu negócio é a visão ampla de que a capacidade humana é incompatível com a necessidade de velocidade que uma empresa necessita para acompanhar todos os processos e movimentações que acontecem a todo instante dentro de um conjunto de setores e áreas que formam um estabelecimento, ou seja, é humanamente impossível que os setores funcionem de maneira separada e tenha um resultado de informações claro e autentico.
Tendo esta visão inicial o Empreendedor terá facilidade de abrir a sua empresa com muitas chances de dar certo e entrar no mercado com tranquilidade, ou seja contratar um sistema de integração de recursos que disponibiliza os módulos de acordo com a necessidade o seu negocio.
Evidencio para você os quatro principais e primordiais setores que qualquer Empresa precisa para formar uma gestão integrada e são indispensáveis quando se fala de automação empresarial que são elas o Setor financeiro, Comercial, Recursos humanos e por fim Operações. Vou falar um pouco de cada uma dessas áreas e o que é a gestão integrada.
E o que é esta gestão integrada?
Uma definição bem básica para este termo para você entender melhor, o Sistema de gestão integrada (SGI) é um software que organiza todas as operações de um negócio, promovendo a comunicação e garantindo que os processos sejam colocados em prática, independente do setor da empresa. Após entender o que a gestão integrada vai facilitar no desenvolvimento da sua empresa então foi iniciado o processo de sucesso, pois este primeiro passo ou seja, esta consciência vai abrir novos horizontes dentro do seu negócio. Neste momento você deve estar se perguntando se é necessário adquirir um bom sistema ERP para seu negocio, então eu vos convido a visitar nosso artigo para entender melhor o que é um bom Sistema ERP e um bom Sistema PDV.
Agora iremos para os pontos principais para alavancar o seu estabelecimento e transformá-lo em um negocio de sucesso.
Posso iniciar pelos processos financeiros?
A resposta é Sim! Vamos imaginar que você tem um sonho de abrir uma empresa mas para isso você terá que fazer um investimento, contratar pessoas para vender, providenciar um PDV(ponto de venda) e não sabe ainda por onde começar, então vamos lá eu vou lhe dar uma dica bem prática e que provavelmente será muito útil no momento em que for realizar todo o processo para uma Empresa de sucesso.
Comece por entender um pouco sobre Gestão financeira ou simplesmente se você não entende nada peça ajuda a um contador, isso será muito importante no desenrolar de todo o processo, pois esta problemática irá surgir mais cedo ou mais tarde dentro de sua empresa e isso é um fato inevitável.
Até mesmo para as empresas que já estão no mercado há algum tempo, esta dificuldade de entender o processo financeiro é recorrente e quando é apresentado algum déficit no estabelecimento como prejuízos, contas que atrasam, custos variáveis e fixos que não estão sendo supridos, caixa negativo dentre outros aspectos, geralmente ao detectar estes problemas é visível que não são problemas atuais que aconteceram de um dia para o outro e sim problemas que existem a no mínimo seis meses e que só foi detectado no decorrer do tempo e isso já virou um câncer dentro da sua empresa, claro essa problemática gira em torno de muitos setores mas atinge principalmente o setor financeiro. Então vou lhe apresentar o que é o setor financeiro, qual a sua função e o porque de ser tão importante dentro da sua empresa.
O que é o setor financeiro ou módulo financeiro?
Setor Financeiro como o próprio nome já sugere é o setor que cuida da parte econômica e é neste setor que o controle financeiro é executado para isso é necessário contratar um gerente financeiro para cuidar desse processo para que assim tenha a capacidade de planejar, organizar e executar as finanças do seu negócio, um gerente que tenha conhecimento de gestão financeira e pré-determine dentro de uma estratégia os objetivos a serem alcançados.
Qual a função de um setor financeiro ou módulo financeiro dentro da Empresa
O módulo financeiro baseia-se em dois aspectos, contas a pagar e contas a receber, claro que existem vários outras características que envolvem o sistema financeiro como um todo, porém são ramificações desses aspectos citados anteriormente. Vamos entender de uma maneira bem sucinta o que são as receitas e as despesas de um setor financeiro.
O que são as receitas? Receita é todo dinheiro que entra na empresa ou seja todos os recebimentos que geram caixa que são as entradas. São as duplicatas que serão recebidas dentro de um determinado prazo, isto permite que a empresa tenha uma visão e previsão de quanto vai entrar em caixa no período.
Contas a receber não implica nos valores que tem em caixa, somente é usado e registrado neste setor de contas a receber apenas as duplicatas que realmente não foram recebidas ainda, ou seja as contas em aberto.
O que são despesas? Despesas são basicamente todas as contas a pagar de uma empresa que existem, por exemplo contas fixas que são luz, agua, aluguel, salários dentre outros. E os custos vaiáveis como o nome sugere são as contas que variam de acordo com as vendas e período como juros, Impostos, comissões, embalagens dentre outros mais pois são aqueles que a empresa disponibiliza mas que podem mudar o valor de acordo com o período e as vendas.
Saiba mais sobre o módulo financeiro do nosso sistema de integração IzzyWay ERP.
Visite nosso site IzzyWay.com.br e fique por dentro de todas as novidades.