Vamos entender o que é Regra de tributação?
A regra de tributação é um recurso onde você pode pré-definir algumas informações antes de fazer a nota, criando assim um padrão para os itens que a compõem. É a regra de tributação que determina o imposto de cada item que se enquadra no mesmo grupo e tipo de operação realizada (origem, destino e uso das mercadorias).
Vou lhe ensinar agora a criar uma regra de tributação para emissão de NFe. Siga o passo a passo.
Passo 1. Clique F2 e digite Regra Tributação
Passo 2. Clique em Novo para cadastrar uma nova Regra de tributação.

Passo 3. Nome: Digite um nome para esta regra.

Passo 4. Grupo Tributação: Selecione o grupo tributação conforme o nome da regra.
Caso não tenha cadastrado um grupo de tributação que se enquadre com esta regra, clique em adicionar.(botão que fica ao lado da lupa).

Passo 5. Após adicionar, selecione o grupo adicionado.

Passo 6. Tipo: Selecione o tipo que será usado nesta regra, sempre conforme os campos anteriores.

Passo 7. Regime: Selecione o Regime conforme o Regime da Empresa para que assim a nota seja gerada corretamente.

Passo 8. Operação: Selecione a Operação que deseja realizar, caso não encontre, clique em adicionar e cadastre uma nova operação.

Passo 9. Clique na aba Fórmulas.
Nesta aba você irá selecionar conforme os campos anteriores as fórmulas do IPI,COFINS,PIS e ICMS a serem calculados nesta regra. Sempre para adicionar você deverá clicar no botão adicionar, em seguida selecionar a fórmula.

Clique em Salvar.
Nota 1: Não se faz necessário preencher os campos: estado, país e município, pois uma vez que marcar estes campos a regra servirá somente nesses que forem selecionados.
Nota 2: Não se faz necessário preencher as abas NCM, NBS, Produto e Estabelecimento, pois uma vez que preenchidos esta regra passará a servir apenas para as abas que forem cadastradas.