Uma Solicitação de compra é o que inicia o processo de aquisição de itens necessários para uma empresa, sejam eles bens ou serviços. Essa solicitação marca o início do procedimento para adquirir os recursos necessários para o funcionamento e operações da organização.
O Izzyway fez uma implementação automatizada para a solicitação de compras e para o pedido de compra. Esta implementação diz respeito ao cancelamento de pedido de compras, ou seja, ao efetuar a solicitação de compras e vincular ela ao pedido de compras, sendo que ao cancelar o pedido de compras também será cancelado automaticamente a solicitação de compras vinculada ao pedido.
Vemos o exemplo a seguir:
Criando uma solicitação de compras.
Passo 1. Clique F2 e digite solicitação de Compras.
Passo 2. Clique em Novo.

Passo 3. Preencha os filtros e selecione os itens da solicitação, em seguida clique em Salvar.

- Preencha o limite de entrega para esta solicitação;
- Selecione para qual setor esta solicitação esta sendo feita, ou seja, qual setor necessita desses itens solicitados.
Criando um pedido de Compras.
Passo 1. Clique F2 e digite Pedido de Compras.

Passo 2. Clique na aba resumo e preencha os campos emissão e setor.
Nota 1: Somente é possível atrelar uma solicitação de compras ao pedido de compras se o setor de solicitação for o mesmo.
Passo 3. Agora você pode clicar no ícone indicado com a seta vermelha na imagem abaixo, este ícone mostrará as solicitações disponíveis para este setor selecionado no pedido de compras.

Prontinho, aqui estão os itens disponíveis para este setor, você poderá filtrar conforme a sua necessidade de pedido de compra. Selecione todos os itens que deseja e clique em ok para vincular a solicitação ao pedido.

Note que agora a solicitação está com situação utilizado, indicando que esta solicitação já foi vinculada a um pedido de compra.

Cancelando o pedido de Compras.
Passo 4. Agora suponhamos que você não precise mais usar este pedido de compra que acabou de criar e cancelará para que ele não fique mais disponível, então Basta selecionar o pedido de compras, como mostrado na imagem abaixo e clique em Cancelar.

Clique em “Sim”, confirmando que deseja o cancelamento do pedido de compra.

Aparecerá em seguida a mensagem de Cancelado com Sucesso.
Note que a situação do pedido foi alterado para Cancelado.

Verificando se a solicitação de compra foi cancelado juntamente com o Pedido de Compra.
Para verificar é muito simples, basta entrar na tela de solicitação de compras e verificar na coluna “Situação” se a solicitação foi Cancelada.

Prontinho essa é mais uma novidade do nosso sistema, sempre a procura de melhoras e facilidades para nossos clientes.